WILDER
MORAIS

Engenheiro e
Empreendedor goiano

Senador cria projeto de reinserção social de dependentes químicos

Senador Wilder Morais

Jornal Diário da Manhã, 11/03/2013

Senador Wilder Morais protocolou quinta-feira, 7, no Senado um projeto de lei, visando a criação do Programa Nacional de Apoio ao Tratamento da Dependência Química (Pronaqui). O projeto envolve a promoção de informações, pesquisa, rastreamento, diagnóstico, reabilitação do dependente e também a garantia de recursos financeiros para a execução de políticas de reinserção social dos dependentes.

À semelhança de outras leis, o respectivo projeto incentiva o patrocínio e as doações aos centros privados de reabilitação sem fins lucrativos, que tenham projetos afins aprovados pelo Ministério da Saúde. E também permite que o valor doado (1% do total declarado) seja deduzido no imposto da pessoa física ou jurídica que abraçar a causa.

Causa esta que o parlamentar classifica de “tão necessária e tão urgente de ser abraçada, sobretudo agora que, além das drogas existentes, há mais uma, no caso o crack, que já se tornou epidemia e com isso elevado os índices de violência e criminalidade em nosso País, sem se falar na destruição de muitas famílias”.

O senador aponta a frequência dos noticiários divulgando assassinatos de jovens e mostrando o envolvimento deles com o mundo drogas, principalmente com crack, que chegou ao Brasil na década de 1990. Para Wilder, “é urgente a busca de solução para os dependentes químicos”.

Salienta o parlamentar que “é preciso criar políticas públicas que façam esses dependentes voltarem a sonhar, voltarem à cidadania. Eles precisam ser salvos desse abismo do qual não têm disposição psicológica para dele se livrar e que lhes tira a cidadania e principalmente a vida”.

O senador entende que “a promoção de ações efetivas por parte do poder público em favor dos dependentes químicos significa obediência à nossa Bíblia de Leis, a Constituição, que, no seu artigo 3º, diz que ações como ‘erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação’ estão dentro dos ‘objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil'”.

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Share on email

Wilder Morais

Engenheiro e
Empreendedor goiano

WhatsApp

62 9 9981-2022

E-mail

contato@wildermorais.com.br