WILDER
MORAIS

Engenheiro e
Empreendedor goiano

Mais facilidade para doações em prol dos idosos

Reportagem publicada no jornal O Repórter — de 10 a 16 de setembro de 2013

Senador Wilder relata projeto que facilita para contribuinte do IR ajudar Conselhos de Idoso

Projeto relatado pelo senador goiano Wilder Morais, que prevê a declaração das doações feitas aos fundos controlados pelos Conselhos de Idoso  no ajuste anual do Imposto de Renda de pessoas físicas, foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, (CDH), na quinta-feira da semana passada (5).

Segundo Wilder Morais, que defendeu a aprovação da matéria, PLS 309/2012, “a proposta está em harmonia com as necessidades atuais do país, diante do envelhecimento da população e a carência de recursos para os programas e serviços de atendimento. O projeto visa estimular e facilitar as doações”.  Em seu relatório, Wilder  lembra que a população de cerca de 21 milhões de pessoas com 60 anos de idade ou mais, registrada em 2010, deverá chegar a 30 milhões em 2020.

Atualmente as doações  em  aos fundos em prol do idoso só podem ser feitas ao longo do ano, gerando recibos para uso na declaração anual com vistas à compensação fiscal sobre o imposto devido.  Quando a proposta virar lei, será possível  fazer doações no ato da declaração anual de ajuste, como acontece em relação aos fundos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, que foi recentemente alterado. O autor do projeto, senador Paulo Paim, afirma que “o tratamento diferenciado não se justifica e cabe ao Parlamento sanar a omissão”.

Pelo texto, as contribuições  aos fundos destinados aos  idosos não excluem nem reduzem outros benefícios em vigor. O contribuinte pessoa física atualmente é autorizado a fazer doações até o limite de 6% do imposto devido, na forma de doações ou patrocínios. O limite inclui todos os tipos de abatimento possíveis, caso das doações para produções culturais, como obras de cinema e audiovisuais, teatro e edição de livros, entre outras.

A proposta segue agora para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde receberá decisão terminativa.

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Share on email

Wilder Morais

Engenheiro e
Empreendedor goiano

WhatsApp

62 9 9981-2022

E-mail

contato@wildermorais.com.br