Reportagem publicada no jornal Diário da Manhã — 12 de setembro de 2013
O gabinete do senador goiano Wilder Morais foi visitado por 44 anos da Escola Estadual Carlos Gomes, de Goianésia. Os alunos, que estavam acompanhados da diretora Elisângela dos Santos e dos professores Maísa Alves (História e Geografia) e Wilks Ley Rodrigues (Língua Portuguesa), antes de conhecerem o gabinete do parlamentar, visitaram todo o Congresso. E dentro da palestra que assistiram, puderam conhecer o que é um projeto de lei, sua tramitação e até sobre sua sanção pela Presidência da República.
Para Elisângela, que é formada em pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e com pós-graduação em arte e educação, essa visita ao Congresso, ocorrida dia 6, faz parte do projeto pedagógico da escola. A diretora entende que essa ida ao Congresso é importante para que assim “os alunos comecem a despertar bem cedo sua sensibilidade para as questões políticas.” Segundo ela, “ao se trabalhar com os alunos da 6ª à 9ª série com matérias voltadas ao mundo político em que vivem, isso é estar lhes proporcionando conhecimento, de modo a capacitá-los a reconhecer que parlamentares exercem bem ou mal seu mandato.”
Elisângela louva o momento democrático vivido no País, inclusive menciona as manifestações de ruas que vêm acontecendo, apontando-as como fruto da democracia. Mas ela observa que há muitas ações de vandalismo no meio das manifestações, e que essas ações violentas são justamente protagonizadas por jovens que, muitas vezes, estão ali “sem um horizonte, sem um objetivo político definido.” Diante disso, a diretora aponta a importância de se trabalhar a cabeça dos alunos já no princípio da adolescência para que “não desperdicem seu tempo na realização de vandalismo, mas sim em aproveitá-lo na cobrança de seus direitos de modo consciente.”
No gabinete de Wilder, cada estudante recebeu uma Constituição, a qual, segundo Elisângela, será trabalhada com os alunos. Ela aponta também que posteriormente os adolescentes serão avaliados pelos professores que os acompanharam na visita ao Congresso, de acordo com a matéria que cada um leciona.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)