WILDER
MORAIS

Engenheiro e
Empreendedor goiano

Em missão oficial a Israel, senador Wilder Morais conhece setores de piscicultura e aquicultura

Reportagem publicada no portal 730 — 11 de junho de 2013

O senador Wilder Morais (DEM) cumpre missão oficial do governo federal em Israel. Ele acompanha comitiva do Ministério da Pesca e Aquicultura, liderada pelo ministro, Marcelo Crivella.

Segundo o senador, a comitiva de 30 pessoas, integrada também por secretários de vários Estados e empresários, faz acompanhamento e estudo do setor de piscicultura e aquicultura do país. Israel é referência mundial no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias para os setores.

Em entrevista à Rede Clube de Comunicação, na manhã desta terça-feira (11), Wilder afirmou que a comitiva já passou por várias cidades israelenses. Foram visitados centros de pesquisas, laboratórios e criadouros. De acordo com ele, são produzidos também em cativeiros ostras, mexilhões, camarão, caranguejo, siri, jacaré e rã.

O senador comentou também o projeto piloto do governo federal que será implantado no município de Itauçu. “É um projeto que vai mudar a característica da renda familiar, porque você precisa de uma área muito pequena para produzir peixe, enquanto para produzir gado, frango é um investimento muito grande”, destacou.

O projeto é um pacote de ações conjuntas dos governos estadual e federal voltadas à capacitação e orientação técnica para o desenvolvimento da pesca e aquicultura em Goiás. Um dos itens prevê a dispensa de licenciamento ambiental para escavação de viveiros com lâmina d’água inferior a cinco hectares e tanques rede (gaiolas) com volume inferior a mil metros cúbicos para as atividades de cultivo de pescado.

De acordo com Wilder, o Ministério da Pesca já liberou recursos para a construção de uma fábrica de ração para peixes em Itauçu. “Dentro de uns 60 dias sairá a licitação para a construção da fábrica de ração que atenderá o Estado inteiro”, disse. Também serão incentivados projetos para construção de frigoríficos para pescados.

Outra novidade, segundo o senador, é uma portaria do Ministério da Pesca e Aquicultura que regulamentará uma faixa de meio por cento da área de cada lago para ser feito acompanhamento. “As cidades terão um certificado para que se possa produzir peixe naquela parte do lago”, disse Wilder.

Democratas

Sobre a desfiliação do vice-governador José Eliton, que deixou o Democratas para se integrar ao PP, Wilder amenizou os prejuízos para a legenda e disse que deve ser respeitada a decisão do vice-governador. “José Eliton teve seus motivos para sair do partido. É uma decisão pessoal dele e a gente respeitar”. Wilder foi sucinto ao comentar o futuro do DEM após as baixas em seu quadro de filiados. “O partido continua”.

Wilder afirmou que permanecerá no Senado e não tem intenção de disputar outro cargo em 2014. O senador mostrou certa preocupação com o rumo do DEM nas próximas eleições. “O partido tem que tomar uma decisão, até porque ele precisa se posicionar”, finalizou.

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Share on email

Wilder Morais

Engenheiro e
Empreendedor goiano

WhatsApp

62 9 9981-2022

E-mail

contato@wildermorais.com.br