Quando teve início o meu mandato de senador, defini o municipalismo e o setor de infraestrutura como minhas duas vertentes de trabalho. O que não quer dizer que tenho atuado somente nessas áreas, mas essencialmente nelas.
Quanto à data mencionada, sua comemoração acontece hoje. Na promulgação da Constituinte de 1988, o então presidente da Assembleia Constituinte, o deputado Ulysses Guimarães, disse algo que deveria estar acontecendo, que é uma atenção especial por parte do governo federal aos municípios e Estados: “As necessidades básicas do homem estão nos Estados e nos municípios. Neles deve estar o dinheiro para atendê-las. A Federação é a governabilidade. A governabilidade da Nação passa pela governabilidade dos Estados e dos municípios”.
Essa “governabilidade dos Estados e dos municípios” só poderá mesmo acontecer se formos ousados e criarmos um novo pacto federativo. Afinal, o dinheiro para atender essas “necessidades básicas do homem” não está à altura da necessidade desses entes federativos.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)