Senador Wilder participa do maior encontro de muladeiros do mundo

postado em: Notícias | 0

Quando se ouve nas conversas entre vendedores e compradores dá para pensar que estão negociando carros de luxo ou imóveis: “Esta aqui custou 85 mil”, “esse eu não vendo por dinheiro nenhum”, “comprei por 20 mil e hoje consigo vender por uns 60”, “aquela lá, castanha, vale mais de 120 mil”. As frases são de frequentadores do 10º Encontro Nacional de Muladeiros, realizado em Iporá, no Oeste Goiano. O evento reúne anualmente mais de 2 mil animais da espécie muar e recebe visitantes de todo o País e do estrangeiro, além de ser ponto de encontro de lideranças políticas e do agronegócio. Nesta quinta-feira, 26, os senadores Wilder Morais e Ronaldo Caiado e o deputado federal Alexandre Baldy visitaram a feira, que é organizada pela Associação dos Muladeiros do Oeste Goiano (Amog).

Vestido com a camisa do Sindicato Rural de Iporá, Wilder visitou todos os standes da feira e passou pelo acampamento cumprimentando as comitivas de todo o Brasil que já têm na agenda o evento de Iporá como obrigatório. O senador participou da tradicional queima do alho e almoçou ao lado de prefeitos da região, reunidos pelo de Iporá, Naçoitan Leite. Wilder participou também do Desfile de Muladeiros, que marca o início do evento, que vai até o domingo, 29.

“Iporá está em uma região que orgulha Goiás e durante este evento orgulha todo o nosso País com este encontro de muladeiros muito bem organizado e de extrema importância para o agronegócio brasileiro. Por isso, eu, que sou frequentador da Região Oeste, vim aqui deixar meu abraço aos organizadores, ao prefeito Naçoitan, aos prefeitos das cidades vizinhas, que também participam, e dar meu apoio ao agronegócio, que foi o segmento que sustentou o nosso País nesse momento de crise. Nossa situação estaria muito pior se não fosse o agronegócio”, disse o senador Wilder.

O presidente da Associação de Muladeiros, Corivaldo de Sousa, explica que o evento é o maior do mundo nesse sentido porque só permite a entrada e exposição de muares. “Nos Estados Unidos tem o maior encontro de cavalos. Nós no Brasil, aqui em Iporá, temos o de muares”, diz ele.

Segundo Corivaldo, além de comitivas de outros estados, visitantes de países como Estados Unidos, Chile, Colômbia, Argentina e Suíça também estão em Iporá.