Reportagem publicada pelo jornal Diário da Manhã — 26 de dezembro de 2013
Senador Wilder Morais é apontado na reportagem da revista Veja com o 14º senador mais atuante entre os 81 parlamentares da Casa
Hélmiton Prateado
A revista Veja divulgou em sua edição, esta semana, uma relação dos parlamentares mais bem situados em avaliação que engloba basicamente quem apresentou “propostas de ajuste na legislação brasileira capazes de contribuir para a consolidação de um País mais moderno e competitivo”. Na relação aparecem dois senadores e seis deputados federais que representam Goiás no Parlamento e que estão bem posicionados em relação aos seus pares.
Os critérios de avaliação foram definidos por jornalistas da Veja e outros profissionais de ponta da Editora Abril, em parceria com o Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Isp-Uerj). Foram analisadas as atuações de todos os senadores e deputados federais e computados pontos para cada um dentro dos parâmetros definidos com antecedência.
Projetos de lei, medidas provisórias, matérias relatadas e Propostas de Emenda à Constituição (PECs) foram esmiuçadas para avaliar a postura e atuação de cada um dos deputados e senadores. O resultado foi uma lista de 20 posições em cada uma das Casas em que avaliavam como cada um se enquadrou e como encerra o ano.
Outra situação considerada com muita atenção pelos avaliadores foi a postura ética dos parlamentares frente a situações fáticas que envolvem a imagem e a condição de cada parlamentar. Quem esteve de algum modo citado em qualquer caso de escândalo ou de reputação duvidosa foi sumariamente retirado da lista. O site de acompanhamento Transparência Brasil, de atuação firme contra a corrupção e pela transparência total nas atividades públicas, não somente nas contas, foi consulta obrigatória para os avaliadores de Veja.
No Senado, o líder do ranking foi o pernambucano Armando Monteiro, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Na Câmara Federal, quem apareceu em primeiro lugar foi o deputado Onofre Santo Agostini, do PSD de Santa Catarina.
O senador goiano Wilder Morais apareceu na 14ª posição, dividindo o lugar com seu colega acreano, Aníbal Diniz, do PT. Os dois foram avaliados com a Nota 6,1, de um total de 10 para todos. Outro goiano, Cyro Miranda ficou em 19º lugar com 5,3 pontos. Entre os deputados federais o goiano Valdivino de Oliveira, do PSDB, foi o sexto mais bem avaliado dentre os mais de 500 deputados e recebeu uma Nota 8,4.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)