WILDER
MORAIS

Engenheiro e
Empreendedor goiano

Projeto de Wilder apoia tratamento de usuários

Notícia publicada no jornal Gazeta do Estado — 27 de janeiro de 2014

Projeto de lei do senador goiano Wilder Morais (PLS 100/2013) que cria o Programa Nacional de Apoio ao Tratamento da Dependência Química (Pronaqui) deve ser analisado nos próximos dias pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

A proposta de Wilder prevê a promoção de informações, pesquisa, rastreamento, diagnóstico, reabilitação do dependente e a garantia de recursos financeiros para ações que possam reintegrá-lo à sociedade.

Wilder Morais explica que os usuários “ precisam ser salvos desse abismo do qual não têm disposição psicológica para dele se livrar e que lhes tira a cidadania e, principalmente, a vida”. Segundo o parlamentar, é urgente a busca de solução para os dependentes químicos

A matéria ainda incentiva o patrocínio e as doações aos centros privados de reabilitação sem fins lucrativos, que tenham projetos afins aprovados pelo Ministério da Saúde. A proposta também permite que o valor doado (1% do total declarado) seja deduzido no imposto da pessoa física ou jurídica que abraçar a causa.

Tratamento público insuficiente

Na justificação do projeto , Wilder argumenta que “os centros públicos de atenção à saúde mental não têm sido suficientes para atender a boa parte das pessoas com dependência química, o que tem concorrido para a multiplicação de centros privados voltados para a reabilitação desses indivíduos, notadamente de entidades conhecidas como comunidades terapêuticas”.

A relatora da proposta, senadora Ana Amélia (PP-RS), deu parecer favorável e apresentou substitutivo para, em vez de criar uma nova lei, incorporar o conteúdo da proposta na Lei 12.715/2012, que institui dois programas, segundo a senadora, similares ao Pronaqui: o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas-PCD).

Caso seja aprovado na CAE, a proposta seguirá para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e, se passar, já será votada no Plenário do Senado.

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Share on email

Wilder Morais

Engenheiro e
Empreendedor goiano

WhatsApp

62 9 9981-2022

E-mail

contato@wildermorais.com.br