O SENADOR DOS LIVROS: O poder transformador do conhecimento

Os livros são instrumentos imprescindíveis para que o aluno absorva conhecimento, aprimore o pensamento crítico, exercite a inteligência e transforme a própria vida. Mas, estudar no Brasil já é desafiador, imagine para aqueles que não possuem condições financeiras de comprar livros?

A questão é: como um senador pode contribuir?

ME TORNEI UM SEMEADOR DE CONHECIMENTO

Foram doados 1,2 milhões de livros para universitários dos cursos de Direito, Administração, Contabilidade e estudantes para concursos.

Goiás possui a menor taxa de escolaridade líquida (19,3%) da região Centro-Oeste.

*Taxa de escolaridade líquida - mede o percentual de jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior em relação ao total da população da mesma faixa etária. (Fonte: Instituto Semesp)

A taxa de evasão dos alunos das universidades do Estado é de 25,6% nos cursos presenciais e 37,5% nos cursos EAD.

A representatividade de Goiás no número de matrículas total do país é de 3,1%. Em relação ao Centro-Oeste, esse percentual sobe para 33,7%.

O que um Senador pode fazer pela Educação?

A Educação que eu acredito é aquela que é inclusiva, que é a ponte para o desenvolvimento do nosso país, a porta para o futuro que sonhamos. Quero que todos os goianos possam ter melhores oportunidades em todas as fases. Sou um candidato comprometido com a Educação. Farei projetos de lei que valorizem os professores e melhorem o desempenho dos alunos em todo o Estado de Goiás.

Sou autor do projeto que autoriza as universidades federais a fazer convênios com a iniciativa privada. Na Universidade Federal de Goiás (UFG) existia uma trava quando os recursos chegavam. As verbas já têm carimbos para custeio, para pagamentos dos servidores, mas não havia nenhum convênio para que se pudesse utilizar a estrutura física e – o que é mais importante – a capacidade técnica de doutores, mestres e demais estudantes, que poderiam estar nos laboratórios a favor da sociedade, não só com seus testes e ensaios, mas verdadeiramente trabalhando com empresas!

Também fui sub-relator do Orçamento da Educação, Ciência, Tecnologia e Esporte do Senado Federal, quando apresentei um projeto que me permitiu colaborar com a criação das faculdades federais de Jataí e Catalão. Precisamos agora contemplar o Entorno do Distrito Federal com uma faculdade desse nível. Vou insistir nesse objetivo!

Quais as principais dificuldades para manutenção dos alunos nas escolas e universidades públicas ou privadas?

Vulnerabilidade social

Recursos culturais deficientes (Ensino Infantil, Fundamental e Médio)

Vagas insuficientes para bolsistas (Fies)

Conciliar horários de estudo x trabalho

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