WILDER
MORAIS

Engenheiro e
Empreendedor goiano

Telecomunicações: Mais rapidez no atendimento

Reportagem publicada no jornal Diário da Manhã — 30 de novembro de 2015

Empresas podem ser obrigadas a dar respostas mais rápidas ao usuário

tele

Helton Lenine

A maior quantidade de reclamações das pessoas nos Procons está voltada às empresas de telecomunicações. E a área de telefonia é a que lidera o ranking do descontentamento. O que não é sem razão. Afinal o número de aparelhos celulares em uso no Brasil é de quase 275 milhões: uma quantidade que excede o número de pessoas do país, que é de aproximadamente 203 milhões.

O senador Wilder Morais (PP-GO), diante dos transtorno frequentes enfrentados pelos usuários para conseguirem resolver os problemas relacionados a vários aspectos, apresentou Projeto de Lei no Senado 129/2015, que foi aprovado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática. O projeto assegura ao usuário o direito de obter das prestadoras de telecomunicações respostas imediatas, claras e completas sobre as solicitações de manutenção e instalação de serviços. “Prestar um bom serviço não passa de obrigação das empresas, afinal elas são bem pagas pelos serviços que vendem”, diz o senador.

Proposta de Wilder garante ainda ao cliente a oferta de um canal de comunicação direto com os funcionários responsáveis pelos procedimentos de instalação e de manutenção, mesmo se forem terceirizados. Dessa forma, o usuário terá direito de se informar diretamente com o técnico sobre o procedimento, sem intermediação da central de atendimento ao cliente. O respectivo projeto passará por apreciação da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e, em decisão terminativa pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

Wilder observa que “os serviços de telecomunicações têm ganhado cada vez mais relevância na vida quotidiana das pessoas, e que a ocorrência de interrupções nesses serviços vendidos pelas empresas (como é tão frequente acontecer) geram inúmeros transtornos aos usuários, que envolvem afazeres pessoais e também profissionais”. Em seu projeto, o senador aponta a necessidade de um canal de comunicação direto entre os usuários e os funcionários responsáveis pelos procedimentos de instalação e de manutenção na localidade de sua execução. Isso, segundo ele, “para evitar que as informações sejam intermediadas pelas centrais de atendimento e os usuários assim possam ser atendidos mais depressa nos serviços que buscam”.

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Share on email

Wilder Morais

Engenheiro e
Empreendedor goiano

WhatsApp

62 9 9981-2022

E-mail

contato@wildermorais.com.br