Notícia publicada no jornal do Senado — 14 de novembro de 2013
A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou ontem a Medida Provisória 626/2013, que abre crédito extraordinário de R$ 2,53 bilhões para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Por meio do programa, o Ministério da Educação oferece empréstimos a juros mais baixos aos alunos que queiram frequentar curso superior privado. A MP segue agora para o Plenário da Câmara dos Deputados, onde começa a trancar a pauta em 9 de dezembro.
De acordo com o Executivo, o número de interessados em participar do Fies cresceu de forma “exponencial” nos últimos três anos, quando os juros foram reduzidos de 6,5% para 3,4% ao ano. O prazo para quitação da dívida dos estudantes, que antes era de duas vezes o período do curso, passou a ser de três. Conforme o governo, a ausência ou a redução do fundo comprometeria a credibilidade da ampliação do acesso de jovens ao ensino superior.
Segundo o relator, senador Wilder Morais (DEM-GO), é inegável a relevância do programa para ampliar o acesso de estudantes a cursos não gratuitos de graduação, pós-graduação e de educação profissional e tecnológica. “O crédito é necessário à continuidade e expansão do programa de concessão de financiamentos estudantil”, disse.
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)