WILDER
MORAIS

Engenheiro e
Empreendedor goiano

Financiamento para estudantes será ampliado em R$ 2,5 bilhões

Notícia publicada no jornal do Senado — 14 de novembro de 2013

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou ontem a Medida Provisória 626/2013, que abre crédito extraordinário de R$ 2,53 bilhões para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Por meio do programa, o Ministério da Educação oferece empréstimos a juros mais baixos aos alunos que queiram frequentar curso superior privado. A MP segue agora para o Plenário da Câmara dos Deputados, onde começa a trancar a pauta em 9 de dezembro.

De acordo com o Executivo, o número de interessados em participar do Fies cresceu de forma “exponencial” nos últimos três anos, quando os juros foram reduzidos de 6,5% para 3,4% ao ano. O prazo para quitação da dívida dos estudantes, que antes era de duas vezes o período do curso, passou a ser de três. Conforme o governo, a ausência ou a redução do fundo comprometeria a credibilidade da ampliação do acesso de jovens ao ensino superior.

Segundo o relator, senador Wilder Morais (DEM-GO), é inegável a relevância do programa para ampliar o acesso de estudantes a cursos não gratuitos de graduação, pós-graduação e de educação profissional e tecnológica. “O crédito é necessário à continuidade e expansão do programa de concessão de financiamentos estudantil”,  disse.

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Share on email

Wilder Morais

Engenheiro e
Empreendedor goiano

WhatsApp

62 9 9981-2022

E-mail

contato@wildermorais.com.br