WILDER
MORAIS

Engenheiro e
Empreendedor goiano

Entorno só tem a ganhar com carro elétrico

Criação de ponto de recarga na capital do país, proposta de isenção de impostos e proteção ao meio ambiente tornam modelos mais favoráveis. Senador goiano propõe acelerar instalação de postos na região

Carro Elétrico

O futuro não raro parece muito distante de todos. Os celulares, por exemplo, eram prometidos desde a década de 1970. Mas somente nos anos 1990 é que se tornaram um bem comum. O mesmos celulares se transformaram em smartphones e hoje servem a diversos propósitos — inclusive ler esta reportagem.

Prometidos desde o século 19, os veículos elétricos estão prestes a serem colocados nas rodovias brasileiras. Por conta de sua eficácia e produção de energia limpa, a tendência é que nos próximos 20 anos eles ultrapassem os carros movidos a combustível.

E uma das regiões metropolitanas que mais podem ser beneficiadas é o Entorno do Distrito Federal. Motivo: existe uma tendência da capital adotar novas práticas tecnológicas por conta da pressão para reduzir a emissão de gases poluentes.

De acordo com o senador Wilder Morais, o grande fluxo de carros e a mobilidade das cidades próximas exigirá adaptações. Além disso, os carros elétricos apresentam baixa autonomia — daí serem excelentes para viagens de curta duração. “No caso da região metropolitana de Brasília, um carro que faz 400 quilômetros terá capacidade de sobra para cruzar as rodovias, chegar na capital e voltar. Esse modelo e ideal para o morador da região”, diz.

Conforme o Denatran, o número de carros elétricos no país dobrou entre 2013 a 2015, quando alcançou a marca de 4,7 mil unidades.

Com isso, existem inúmeros projetos de instalação de postos de gasolina para a região metropolitana de Brasília. Já existe inclusive ponto de recarga na capital: a AZ Energy, empresa brasileira especializada em inteligência energética, oferece uma estação de carregamento de veículos na sede da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em Brasília. No local, é possível o abastecimento simultâneo de dois veículos, inclusive híbridos plug-in — aqueles que funcionam com combustível ou recarga elétrica.

De acordo com o senador Wilder Morais, a Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal realizou audiência pública para debater o Projeto de Lei da Câmara nº 65, de 2014.

A proposta institui a obrigatoriedade de instalação de pontos de recarga para veículos elétricos em vias públicas e em ambientes residenciais e comerciais.

O senador Jorge Viana, que relata a matéria no Senado, acredita que o tema é pertinente, pois o Brasil vive um momento de grande transformação tecnológica.

Wilder diz à reportagem que o carro elétrico aumentará a mobilidade sem o argumento de que seja uma ação que se volta contra o desenvolvimento sustentável — um dos princípios a serem levados em conta em toda política pública executada no país.

O senador goiano diz que futuramente esta modalidade de veículo será uma alternativa sustentável e atraente para substituir o uso de veículos baseados em derivados petróleo. “Trata-se de medida altamente benéfica tanto do ponto de vista financeiro quanto do ecológico. Essa instalação vai gerar incentivo à indústria e movimentará a economia”, analisa o senador de Goiás.

Wilder Morais diz que o Japão é um exemplo para o Brasil seguir. O país oriental conta com extensão territorial 22,5 vezes menor do que o Brasil e possui mais pontos de recarga do que postos de gasolina.

Uma das vantagens dos modelos elétricos diz respeito ao baixo custo de utilização e de manutenção, informa o senador goiano. Um dos motivos para que ocorra maior investimento neste segmento automobilístico é a proposta de isenção de impostos de importação, avalia Wilder Morais.

O senador afirma que o Congresso Nacional colocará um pacote de pautas sobre tecnologia e o carro elétrico será incluído, tendo em vista a urgência de ações voltadas a colocar o Brasil no centro do debate ambiental.

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