Artigo publicado pelo senador Wilder Morais no jornal “Diário da Manhã”, na edição de 25/03 do impresso. Nele, o senador trata da força das redes sociais para mudar normas e regras administrativas.
Através das redes sociais derrubamos a nova taxa das CNHs
Wilder Morais
As redes sociais são instrumentos determinantes para a transformação da política. Tenho grande interesse por esta ferramenta de comunicação. Se é verdade que muitos optam em buscar nas redes um espaço para disseminação do mal, das ‘fake news’ e outras práticas criminosas, quero salientar aqui neste espaço a força das redes para se fazer o bem.
Na última semana, o Governo Federal anunciou que a renovação de CNH exigiria curso, prova teórica e evidentemente o pagamento pelo custo disso tudo. Pois bem, não aceitamos esta proposta do governo da forma que nos foi apresentada. Combatemos com todas as forças a indústria de multas que se instalou no Brasil bem como a taxação de todos os serviços públicos.
O brasileiro não suporta mais taxas, impostos e outras armadilhas destinadas a tirar do bolso do cidadão o dinheiro conquistado com muito suor e horas de trabalho.
Diante das novas regras da CNH não titubeamos. Em poucos minutos, eu e minha equipe montamos uma petição online para questionar a medida. Em poucas horas conseguimos a assinatura de 22.422 guerreiros que resolveram entrar nesta luta ao nosso lado. Após dois dias foram mais de 60 mil pessoas.
A regra entraria em vigor em junho, prejudicando grande parte da população. Tão logo nosso movimento tomou corpo, o governo deu a resposta e anunciou a revogação da medida. E em pleno sábado, que é para vermos que as redes não têm horário, feriado ou final de semana. É tempo real.
Não costumo comemorar as vitórias do cotidiano, afinal vencemos e perdemos várias batalhas de uma só vez. Mas esta vitória acredito ter maior relevância, pois mostra a força do engajamento popular. Acredito muito na representatividade. O mandato de senador não é meu, mas de quem represento. E através da força dada por vocês conseguimos pressionar o poder público e mudar a regra.
Por isso, digo: conseguimos uma vitória a partir do engajamento de milhares de pessoas que resolveram participar de uma manifestação legítima, sem cores partidárias e ideologias.
A partir desta experiência, quero dizer que é possível unir a população através das redes sociais. Mantenho minha convicção de que a imprensa informa e educa o cidadão. Já as redes conseguem mobilizar e garantir a livre manifestação do pensamento.
Esta união de forças da comunicação permitirá novas conquistas da população. Precisamos nos organizar para reivindicar direitos e garantias que ainda estão por surgir.
Defendo a força da web 2.0, a universalização do acesso ao universo digital e a participação cidadã nas grandes causas.
Diante disso, peço para seguirem nossos perfis nas redes, caso do Twitter (/wildermorais), Facebook (/wildermorais) e Instagram (/wildermorais).
Procurem lá nossas redes e vamos interagir.
Senador Wilder Morais é senador da República, relator da Política Nacional de Segurança Pública e engenheiro civil formado pela PUC-GO
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)