SENADOR WILDER APROVA EMENDA PARA DAR CONTINUIDADE À LAVA JATO E FORTALECER A POLÍCIA FEDERAL

postado em: Notícias | 0

O senador Wilder defendeu na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senador Federal (CCJ), o fortalecimento das instituições de segurança do país, destacando o papel da Polícia Federal no combate à corrupção. Ele é o relator das emendas da CCJ para o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2019 (PLDO 2019).

Em seu relatório, duas ações foram apresentadas como prioritárias para o país: o aprimoramento institucional da polícia federal e o aprimoramento da infraestrutura e modernização do sistema penal. Para o senador, são duas áreas que exigem atenção do governo federal.

Ele argumentou que “o sistema penitenciário brasileiro é vergonhoso. Temos superlotação das celas e o pior: muitos detentos não cumprem nem metade da pena antes da progressão de regime. Se as leis brasileiras fossem rígidas, como defendo que se tornem, teríamos uma lotação ainda maior nas cadeias. Não podemos aceitar isso. Por isso, julgamos prioritária a aprovação dessa emenda para o orçamento federal de 2019. Precisamos investir em cadeias mais modernas: que garantam segurança máxima”.

Essa emenda havia sido apresentada pelos senadores Ana Amélia, Eduardo Braga, Lídice da Mata, Randolfe Rodrigues, Vanessa Grazziotin e Wellington Fagundes.

O senador Wilder foi o autor da emenda que cobra o fortalecimento da Polícia Federal, que foi aprovada no relatório final. Ele destacou o papel crescente da instituição no combate à corrupção e ao crime organizado: “a Polícia Federal tem sido protagonista no momento atual do país. Não podemos permitir que a falta de recursos ou contingente seja um empecilho ao avanço da lava jato. Além disso, a PF tem um papel determinante no combate ao narcotráfico”.

Os senadores Ana Amélia, Lídice da Mata e Randolfe Rodrigues também defenderam a aprovação dessa medida.