WILDER
MORAIS

Engenheiro e
Empreendedor goiano

Indústria goiana cresce 2,8% entre janeiro a outubro

A indústria de Goiás voltou a apresentar resultados positivos. É o que informa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nos dados apresentados nesta terça-feira (10). Segundo o IBGE, Goiás ficou na quarta posição nacional com crescimento de 2,8% no período de janeiro a outubro de 2019.

A produção do mês de outubro foi 4% superior em relação a setembro e 11,2% maior do que outubro de 2018, sendo este o maior avanço do Brasil. Dos 15 locais pesquisados no País, sete apresentaram algum tipo de crescimento em outubro.

De acordo com o IBGE, Goiás teve crescimento superior ao do Brasil, que teve números negativos no período de janeiro a outubro, com -1,1%. O resultado ruim também se repete no Brasil quando avaliado os últimos doze meses, com -1,3%.

Quando avaliados os produtos que tiveram o melhor desempenho, a indústria de produção de biocombustível apresentou crescimento de quase 25% quando comparado outubro de 2019 com o mesmo período do ano passado. A fabricação de veículos automotores também teve importante aumento de 96,1% na comparação de outubro de 2019 com 2018. Na comparação de outubro com setembro de 2019 o aumento registrado da produção foi de 10,5%.

Já a fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos registrou aumento de 20,5% quando comparado outubro de 2019 com outubro de 2018 e de 2,7% na comparação de outubro com setembro de 2019.

A economia goiana mostra fôlego e faz contraponto face à lenta retomada do crescimento em nível nacional, conforme explica o secretário Wilder Morais, titular da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC). Para ele, esse crescimento é fruto do trabalho que o Governo do Estado realiza na atração de novas empresas e no fortalecimento das que já estão instaladas em território goiano.

O secretário também lembra a orientação do governador Ronaldo Caiado de fortalecer a política de desenvolvimento regional do Estado, levando empresas para todas as regiões, especialmente nos municípios mais carentes e com baixos indicadores sociais.

“Esse ano de 2019 não foi fácil. A economia nacional está lenta. Mas mesmo assim, aqui em Goiás, temos números positivos na nossa pauta da indústria e em outros setores. E a tendência é de crescimento para 2020”, prevê o secretário.

A Caravana do Empreendedor no Caminho de Cora Coralina mostra resultados. Divino, pequeno empresário na Cidade de Goiás, produzia e vendia pamonhas nas ruas da cidade. Durante a Caravana ele conheceu nossas linhas de crédito do Goiás Empreendedor e fez empréstimo de R$ 13.800 para comprar freezer, geladeira, triturador de milho entre outros objetos. Resultado, hoje ele tem a sua pamonharia montada e, junto com sua mãe dona Lázara, mudou de patamar na gestão do seu pequeno negócio.

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Share on email

Wilder Morais

Engenheiro e
Empreendedor goiano

WhatsApp

62 9 9981-2022

E-mail

contato@wildermorais.com.br