O senador Wilder Morais (PP-GO) venceu novamente a disputa de Congressista do Ano do Clube de Repórteres Políticos de Goiás (CRPG). O resultado referenda o prêmio que ele ganhou no ano passado e a escolha do Melhor Senador de Goiás, após seleção do Congresso em Foco – premiação nacional que nomeia os melhores políticos Ficha Limpa do país.
Na disputa dos legisladores, Wilder superou Alexandre Baldy (sem partido) como Congressista do Ano, ao receber dez votos contra nove do atual ministro das Cidades.
José Vitti (PSDB) foi eleito melhor deputado com seis votos e Delegado Eduardo do Prado (PV) obteve dez votos como o melhor vereador de 2017.
Na eleição de Político do Ano, o senador Ronaldo Caiado (DEM) obteve 10 votos, perdendo por uma disputa direta com Marconi, que obteve 14. Em seguida, como Político do Ano, foram votados os deputados federais Rubens Otoni (PT) e Alexandre Baldy e o senador Wilder Morais (PP), com dois votos cada.
Além de Wilder, a disputa pelo prêmio de Congressista do Ano teve Alexandre Baldy, com 8 votos, e Ronaldo Caiado com 5. Daniel Vilela (MDB), Fabio Sousa (PSDB) e Marcos Abraão (PPS) registraram dois votos. Jovair Arantes, Roberto Balestra e Thiago Peixoto foram lembrados pelos jornalistas com um voto.
Na disputa de Deputado Estadual do Ano, foram votados também Helio de Sousa e Simeyzon Silveira (quatro votos cada); Virmondes Cruvinel, com três; Major Araújo e Adriana Accorsi, com dois. Carlos Antonio, Júlio da Retífica e Santana Gomes registraram um voto cada.
Para vereadores, após o vencedor Delegado Eduardo Prado, Elias Vaz (PSB) registrou sete votos e se firmou na segunda colocação. Em seguida foram votados, Doutora Cristina (PSDB), com seis; Jorge Kajuru (PRP), com dois. Com um voto, foram lembrados Emílson Pereira, Sabrina Garcês, Anselmo Pereira, Lucas Kitão e Cabo Sena.
O clube realizou eleição para a diretoria. A Chapa Vitória, encabeçada pelo jornalista Ulisses Aesse, do “Diário da Manhã”, e João Carvalho, do “Diário do Norte”, obteve os 36 votos dos repórteres políticos que votaram nesse pleito.
A entrega dos certificados aos destaques da política goiana em 2017 será marcada ainda neste mês, assim como a posse da nova diretoria do Clube.
METODOLOGIA
Conforme o clube, urna itinerante e uma fixa na Assembleia Legislativa de Goiás reuniram os votos. A urna itinerante foi conduzida pelo próprio presidente do CRPG, João Nascimento. Segundo ele, foram colhidos votos nas redações dos jornais: “Diário da Manhã”, “O Popular”, “O Hoje”, bem como na Agência Brasil Central.
O mapa de apuração e a lista dos votantes encontra-se à disposição dos interessados no CRPG.