Temer prestigia senador Wilder em movimentado aniversário

Reportagem publicada pelo jornal Diário da Manhã — 27 de junho de 2016

Cerca de 170 prefeitos e vários parlamentares prestigiaram festa do senador goiano

Marconi, Michel Temer e Wilder

WELLITON CARLOS DA SILVA

Uma festa com direito a presença do presidente interino Michel Temer. Este foi o presente dado ao senador goiano Wilder Morais pelos amigos, vizinhos e correligionários em uma festa que bateu recorde de prefeitos presentes e populares em um evento privado.

A celebração que ocorreu na fazenda Toca da Orca, na zona rural da região metropolitana de Goiânia, começou ontem às 8h e terminou com a presença do governador Marconi Perillo, senadores de todo país, deputados federais e estaduais, vereadores, comunidade jurídica, vizinhos e artistas. Emocionado, Temer elogiou o senador no final da tarde: “Wilder tem uma história de superação e com este prestígio começa um movimento no Brasil”. O movimento a que se referiu o presidente é a união, a palavra que usou mais de uma vez em sua primeira visita à Goiás.

Milhares de pessoas participam da festa de aniversário do senador Wilder Morais, no domingo
Milhares de pessoas participam da festa de aniversário do senador Wilder Morais, no domingo

A festa de aniversário mostrou a força do senador Wilder Morais que desejava apenas realizar uma cerimônia para arrecadar livros. Determinado a abrir uma biblioteca em homenagem ao escritor Bernardo Élis, Wilder começou ano passado um projeto particular de colecionar livros. Ao se aproximar a data comemorativa do aniversário, o parlamentar avisou que caso fosse ser presenteado pelos amigos, os melhores mimos seriam livros.

Senador Wilder recebeu livros de presente: parlamentar montou biblioteca para Bernardo Élis
Senador Wilder recebeu livros de presente: parlamentar montou biblioteca para Bernardo Élis

A ideia da biblioteca surgiu ainda na adolescência. Menino do interior, quando chegou em Goiânia, Wilder passava o tempo livre na biblioteca Marieta Telles, na praça Universitária, de onde saiu com nota mais do que suficiente para passar no vestibular de engenharia civil – um dos mais concorridos da época.

Após o sucesso na carreira empresarial e sua incursão na política, como gestor e parlamentar, ele passou a investir seu conhecimento nos temas de educação. O senador é, por exemplo, autor de emendas ao orçamento de 2016 que criam dotação de recursos para criar duas outras universidades federais em Goiás.

Wilder Morais trouxe Michel Temer ao Estado de Goiás pela primeira vez como presidente
Wilder Morais trouxe Michel Temer ao Estado de Goiás pela primeira vez como presidente

Antes da cantoria de parabéns, Wilder agradeceu a presença do presidente, do governador e de todos amigos que tiraram o domingo para comemorar com ele seu aniversário. “É muita gente que veio aqui hoje me prestigiar. Não tenho nem palavras. Os prefeitos que vieram de todos cantos do estado de Goiás. Mais de 150 estiveram aqui hoje! Quero agradecer ao meu irmão, governador Marconi e ao senhor presidente que nos prestigia muito. Quero dizer aqui, o senhor é a esperança do Brasil!”.

Durante todo o dia o senador foi tema de inúmeros elogios. O presidente afirmou que Wilder mostrou força política jamais vista por ele. “Vou dirigir a minha primeira palavra ao senador Wilder. E a minha primeira é o seguinte: que prestígio fantástico que você tem! Nunca tive um aniversário assim. É prestígio político, é prestígio social, prestígio com amigos. Tem tanta gente aqui, o Ciro Nogueira, o Petecão, Perrela, Hélio José, enfim, tantos senadores, deputados estaduais, federais, prefeitos…todos revelando um prestígio político que realmente surpreendeu. Mas o que vale mais é o aplauso do povo goiano, pode ter certeza”, disse o presidente.

Temer agradeceu ainda a festa ao proporcionar a todos brasileiros que saibam “o exemplo de superação” de Wilder: “O Brasil é um país extraordinário, que permitiu um jovem sair da roça, sair de Taquaral e tornar-se o que é hoje. Como disse, o Brasil é extraordinário: pois eu, meus amigos, sou filho de imigrantes, a primeira geração aqui. Portanto, viva o Brasil, viva Goiás e viva Wilder Morais!!!”.

Wilder Morais e a mãe dona Angélica durante a festa: demontração de gratidão
Wilder Morais e a mãe dona Angélica durante a festa: demontração de gratidão

Michel Temer disse que sua gestão começou com dificuldades, mas pretende efetivar mudanças para transformar o Brasil: “O que tentamos fazer é unir o país. É isso. E queria que você, Wilder, mandasse uma fotografia desse conjunto de pessoas com você, pois quero usar essa imagem que estou vendo como símbolo de uma enorme unidade. Wilder, temos que estar unidos para tirar o país da crise. Os brasileiros precisam ter essa alegria expressada em seu aniversário. Enfim, todos os colegas, nós, os brasileiros, vamos ficar devendo a você esse movimento patriótico que aqui temos”.

O governador Marconi Perillo, por sua vez, disse que Wilder orgulha o Brasil pela sua atuação no Senado. “Uma palavrinha sobre o senador Wilder: ele tem sido um grande senador, leal ao Brasil, ao povo goiano, ao trabalhador, enfim, a todos. Ele tem estado presente em todos os municípios e nos orgulha pelo seu trabalho e colaboração decisiva em nosso estado. Obrigado, pelo que tem feito para ajudar o presidente Temer, nosso governo e as cidades”.

ORIGENS

O governador elogiou ainda as origens do parlamentar goiano: “A história do senador Wilder é belíssima: de superação. Ele saiu pobre de Taquaral, muito pobre mesmo. Formou-se em engenharia e hoje é um dos maiores empresários brasileiros, inclusive com obras na América Latina”.

Ao presidente Temer, Marconi elogiou sua disposição em visitar Goiás: “Essa é uma primeira de muitas outras visitas, presidente. Interinamente ou efetivamente, como ocorrerá daqui alguns dias. Ele virá aqui para inaugurar muitas obras e trazer benefícios. Com dez dias de governo, Temer abriu o palácio para receber o governo de Goiás e nossa bancada”.

Wilder ao lado de amigos: festa do senador é recorde com presença de 170 prefeitos e gestores
Wilder ao lado de amigos: festa do senador é recorde com presença de 170 prefeitos e gestores

O presidente da Assembleia Legislativa, Hélio de Sousa, elogiou Wilder para a imprensa: “Chego aqui como amigo. Eu e minha esposa estamos aqui para abraçar um grande companheiro. Conheci o Wilder na campanha de 2010. Andei com ele para todo estado. Hoje é senador e continua uma pessoa muito simples. Vim dizer a ele para que conte com a gente em seus projetos futuros. A política precisa de pessoas como Wilder”. Durante a visita ao senador e goianos, o presidente chegou acompanhado do ex-deputado federal e assessor especial da presidência Sandro Mabel, além de ministros, senadores e deputados.

FESTA REUNIU RECORDE DE PREFEITOS EM EVENTO POLÍTICO

A festa destinada ao senador Wilder Morais reuniu a cena política goiana e nacional, sem se esquecer dos segmentos empresariais e artístico. Durante todo o dia, dezenas de artistas se revezaram no palco montado no meio da fazenda. Música não faltou na festa: do pagode ao sertanejo, do rock á balda, da música popular brasileira.

Jalles Fontoura, prefeito de Goianésia, e Wilder Morais: parceria entre Senado e município
Jalles Fontoura, prefeito de Goianésia, e Wilder Morais: parceria entre Senado e município

O senadores Sérgio Petecão (AC), Hélio José (DF), Eunício Oliveira (CE), Zezé Perrela (MG), Ciro Nogueira (PI) e Wellinton Fagundes (MT), dentre outros, prestigiaram Wilder. Dezenas de prefeitos de Goiás e gestores se revezaram em elogios. Prefeitos de Novo Gama, Planaltina, Guaraíta, Hidrolândia, Mambaí, Barro Alto, Vianópolis, Taquaral, Pires do Rio, Flores de Goiás, Cezarina, Campinaçu, Goianésia, Palminópolis, Corumbá, dentre outros, declararam apoio ao parlamentar.

SENADOR TEM HISTÓRIA DE VIDA INSPIRADA NA EDUCAÇÃO

O senador Wilder Morais tem se destacado pelos projetos apresentados no Senado, caso das normas relativas ao segmento de educação, segurança pública, tecnologia, controle de gastos públicos e defesa do consumidor. Mas o que ainda chama a atenção dos que o conhecem é sua disposição em relatar detalhes da dura vida que enfrentou até aqui. Filho de lavradores, o senador enfrentou a transição do agrário com o urbano.

Senador Wilder Morais concedendo entrevista a TV Serra Dourada
Senador Wilder Morais concedendo entrevista a TV Serra Dourada

Engenheiro civil e empreendedor, o senador goiano resolveu dar uma guinada em sua vida da forma mais prosaica possível. O irmão mais velho, Wenes, morreu em um acidente doméstico quando cortou o pescoço e não tinha um único hospital próximo para salvá-lo. Com a família arrasada, Wilder e os pais se mudaram para Taquaral. E desta cidade, onde cresceu, decidiu seguir para Goiânia, onde e dedicou até passar no vestibular de engenharia civil. O senador, na adolescência, teve uma epifania: estudar seria a única saída para sua vida.

Após breve passagem na empresa Contrusan, onde fez de tudo, Wilder montou uma das maiores empresas de construção civil de Goiás, a Orca. Começou construindo casas. Mas logo pulou para postos de gasolina destinados ao Carrefour até que conseguiu convencer os empresários franceses a deixarem ele mesmo construir os Carrefour inteiros do Brasil. E de outros países. E depois disso o engenheiro não parou mais: shopping, supermercados, pontes, grandes obras.

Na festa de aniversário do senador o que se viu foi gente espantada com o histórico de vida do senador. Na cidade, a mãe tornou-se costureira e o pai Natalino se virou na ‘gambira’ de bicicletas para ajudar Wilder a se formar. Sem casa própria, ele morou em 24 barracões até conseguir comprar a primeira. Até se tornar senador, Wilder lutou para ser contratado como estagiário de engenharia, galgar postos na empresa que o contratou e criar o seu próprio empreendimento. O resto da história é uma sequência de reticências.

LIVROS

w8

Nas mãos do senador Wilder Morais passaram uma edição da “Origem das Espécies”, obra de Charles Darwin; livros sobre mitologia grega; diversos livros de autores goianos como Gabriel Nascente e Hugo de Carvalho Ramos; publicações de direito; obras religiosas e centenas de livros técnicos e científicos, além de romances e coletâneas de poesias.

“É com gratidão que aceito estas obras. Elas serão importantes para muitos jovens. Foi numa biblioteca que acordei para a vida, estudei e me transformei em engenheiro civil, mesmo com todas dificuldades”, diz o senador.

Em uma rápida avaliação, pelo menos um livro raro já está nas mãos do senador goiano: “Coronelismo, enxada e voto”, obra do jurista Vitor Nunes Leal que traz prefácio de Barbosa Lima Sobrinho. A edição oferecida ao político goiano é uma semelhante à obra publicada em 1948. A maioria dos presentes trouxe exemplares para o senador goiano que homenageou Bernardo Élis com o nome da biblioteca.

Um dos maiores escritores do Brasil, integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL) quando vivo e reconhecido internacionalmente, Bernardo Élis é um mito da literatura brasileira. Em parte, a festa serviu para relembrar sua obra. A cada visitante que não conhecia o autor do clássico “a Enxada”, Wilder explicava um pouco sobre sua vida.