
Quando empresas escolhem um determinado Estado para nele se instalar, a decisão tem muito a ver com aquilo que o respectivo Estado tem para oferecer às empresas. Lógico que fatores como posição geográfica, matérias-primas específicas da região também pesam na instalação, mas a capacidade de atração do poder estatal tem uma grande relevância.
Cabem aos governos desempenhar um papel de facilitador da geração de progresso. Eles não podem ser um estorvo, principalmente burocrático, na vida das empresas. Uma palavra importantíssima está relacionada às empresas, que é a prosperidade social e econômica. Sem prosperidade, não há como falarmos em cidadania.
Participei hoje em Anápolis do lançamento do Complexo Industrial Brainfarma, pertencente ao conglomerado de empresas Hypermarcas. A grandeza do evento, realizado dentro do próprio complexo (por sinal gigantesco), contou com a presença do ministro da Saúde — Alexandre Padilha, do governador Marconi, do prefeito de Anápolis — Antônio Gomide, de vários secretários de Estado, senadores, deputados federais e estaduais, dezenas de empresários, inúmeros veículos de comunicação e outros participantes. Até o ex-jogador Ronaldo Fenômeno marcou presença, por sua ligação comercial com o grupo Hypermarcas.

Goiás ganha muito com isso, sobretudo no grande quantitativo de empregos que serão gerados à população de Anápolis, que é o segundo município de maior PIB do Estado.
Goiás, para nosso orgulho, conforme dados do IBGE, se destacou nacionalmente em 2012 no setor industrial: cresceu 3,6%, enquanto a indústria nacional recuou 3,5%. Nos últimos 12 meses, segundo o instituto, o Estado acumulou crescimento de 5,2%; cabendo à indústria farmacêutica o maior peso nesse cenário positivo.

Goiás (leia-se Teuto) é pioneiro na fabricação do Remédio Genérico no Brasil, criado em 1999 no governo de Fernando Henrique Cardoso, que teve papel valioso na estabilidade econômica do Brasil. Outro dado importante: os genéricos já geraram uma economia de quase R$ 30 bilhões ao povo brasileiro.
Você precisa fazer log in para comentar.