
O senador Wilder Morais participou agora à tarde de uma reunião de grande importância para o setor de aquicultura no Estado de Goiás, realizada no auditório da Secretaria de Gestão e Planejamento. Estavam presentes o secretário Giuseppe Vecci, o assessor técnico do Ministério da Pesca — Geraldo Magela, vários prefeitos (entre estes o presidente da AGM e prefeito de Bom Jardim de Goiás: Cleudes Baré), representes da Emater, Ibama, Semarh, Agrodefesa e três proprietários de frigoríficos de peixe no Estado.
O senador, que é um grande incentivador da aquicultura — inclusive irá visitar o Acre na próxima semana para conhecer a atividade naquele Estado—, falou do encontro que teve na semana passada com o secretário-executivo do Ministério da Pesca, brigadeiro Átila Maia, e cobrou dele uma atenção especial para Goiás, citando que o governo Marconi abraçou a causa e vai promover as ações que forem necessárias para que a atividade de aquicultura seja implantada no Estado de maneira intensa.
Os empresários expuseram as dificuldades enfrentadas, citando que Goiás não produz peixe à altura da necessidade dos frigoríficos e que, por isso, são obrigados a buscar peixes em outros Estados, como Tocantins, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. A questão tributária também foi mencionada por eles.
O senador Wilder sugeriu aos empresários que buscassem todas as informações sobre as dificuldades diversas enfrentadas por suas empresas, sobretudo na área tributária, e as repassassem ao secretário Vecci para que este possa analisar e encontrar as ações que o governo estadual pode realizar para incentivar o setor. Wilder se disse otimista com o andamento da reunião: “Essa convergência de ações, envolvendo representantes públicos e empresários, é ótimo sinal de que todos os entraves que impedem a atividade de aquicultura no Estado, principalmente na da área ambiental, serão superados e Goiás logo, logo estará no topo dos Estados produtores de peixes. Afinal, temos um clima ideal para o setor além de vasta riqueza hídrica”.
Você precisa fazer log in para comentar.