WILDER
MORAIS

Engenheiro e
Empreendedor goiano

Senador Wilder comemora aprovação de duas novas universidades goianas

 

 

 

Campus da UFG de Jataí: unidade será desmembrada da UFG e se transformará na UFJ (Foto: Reprodução)

 

O senador Wilder Morais (PP-GO) comemorou nesta terça-feira, 20, a aprovação no Congresso Nacional para a criação de duas universidades em Goiás. Autor de projeto de lei que modificou a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), tendo em vista amplificar o investimento em educação e ciência a partir do incremento de fundos privados, Wilder deseja que Goiás tenha mais quatro universidades para atender aos desejos dos goianos de interiorização do ensino público.

Em 2017, o parlamentar conseguiu incluir na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização sua proposta de emenda no valor referencial de R$ 150 milhões para a construção das unidades públicas e gratuitas. Uma delas será destinada para a região Norte e outra para a região Nordeste do Estado, afirma o senador.

Agora, nesta terça-feira, a Comissão de Educação do Senado aprovou em definitivo a criação das Universidade Federal de Catalão e a Universidade Federal de Jataí.  Para Wilder Morais,  a regionalização é necessária, principalmente para fazer justiça aos moradores e familiares, que muitas vezes são obrigados a verem seus filhos se desdobrarem para morar fora.

“Fui sub-relator em 2013 quando discutimos a criação destas universidades. Tive oportunidade de colocar a primeira rubrica para termos o orçamento destas universidades. Apresentei e aprovei uma semana antes deste carnaval um requerimento de urgência para que possamos votar o mais rápido possível esta criação. Com isso ganha o povo de Goiás. E vamos também aprovar a Universidade Federal do Norte e do Entorno de Brasília. A minha missão é colocar mais estas duas universidades em Goiás”, diz Wilder, contente com a tramitação.

O senador diz que as propostas e projetos costumam demorar em sua tramitação, principalmente pela burocracia dos procedimentos, mas quando o “sonho torna-se realidade” é muito bom. “Acho que todos os goianos devem comemorar. Novas universidades significam autonomia, mais produção científica, mais conhecimento, trabalho e desenvolvimento. Catalão e Jataí terão um salto. Em breve veremos os resultados”.

ESTRUTURA

A proposta de criação das duas novas universidades já foi aprovada na Câmara dos Deputados. No dia 19 de dezembro, a Universidade Federal de Catalão (UFCat) e a Universidade Federal Jataí (UFJ) deram um passo decisivo para serem efetivadas.  Agora com a aprovação no Senado, é praticamente certa sua concretização.

Conforme Wilder Morais, as duas unidades serão criadas a partir da estrutura já existente na Regional Catalão e Jataí da Universidade Federal de Goiás.

A proposta que cria as universidades partiu do Poder Executivo, através do Projeto de Lei (PL) 5275/16.

Com a aprovação na Comissão de Educação, após relatório da senadora Lúcia Vânia (PSB-GO), e com a avaliação do plenário do Senado, a proposta de lei seguirá para sanção presidencial.

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Share on email

Wilder Morais

Engenheiro e
Empreendedor goiano

WhatsApp

62 9 9981-2022

E-mail

contato@wildermorais.com.br