Programa Goiás Turismo/2020 é lançado pela SIC/Goiás Turismo/ GoiásFomento

postado em: Notícias | 0

A Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) e a Goiás Turismo, lançaram hoje (10/03), o Programa Mais Turismo/2010, com 16 ações de incremento ao turismo em toda a sua abrangência, como belezas naturais, moda, gastronomia, festivais, artesanato e ações culturais diversas. A solenidade, realizada no Auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, contou com as presenças do Governador Ronaldo Caiado, do Secretário Wilder Morais, da Indústria, Comércio e Serviços e de várias outras autoridades, empresários e integrantes do Trade Turístico.

O Programa Mais Turismo 2020 contempla as 10 regiões turísticas de Goiás e seus 79 municípios integrantes do Mapa do Turismo Brasileiro. A maioria das ações começa a ser efetivada ainda neste primeiro semestre. Entre elas, estão o Cred Turismo, em parceria com a Goiás Fomento; ações sociais, em parceria com o Ministério Público do Trabalho; Líder Turismo, uma ação conjunta com o Sebrae-GO; Rotas Gastronômicas; Prêmio Estadual de Turismo; estudo de viabilidade do Trem Turístico; Rotas das Cavalhadas; Concurso Fotográfico e de Jornalismo; Expedição Sertões e fortalecimento do Observatório do Turismo de Goiás.

O programa também abarca investimentos nos destinos, por meio de emendas parlamentares; aplicação de recursos do Ministério do Turismo no Caminho de Cora Coralina; promoção do Turismo; encontros regionais de qualificação e Temporada Férias Araguaia. Os recursos federais já foram disponibilizados para o Governo de Goiás. Os municípios, instituições, entidades interessados e alinhados com o programa devem apresentar seus projetos e cumprir os critérios exigidos para serem contemplados.

O titular da SIC, secretário Wilder Morais, explica que o escopo do programa resultará em ações certamente exitosas, dada a atenção com cada etapa. A criação foi fundamentada em financiamentos, treinamentos, definição de rotas, estudos de viabilidade de projetos e até concursos fotográficos e de jornalismo. “Vamos alavancar o turismo goiano com as iniciativas já existentes e com a atenção aos municípios que possuem vocação turística e que ainda não exploraram devidamente este setor”.

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, afirma que a autarquia tem se pautado pela transparência e o objetivo é divulgar com clareza os projetos “para que os interessados, como empresários, trade turístico e profissionais da área, tenham a oportunidade de participar das ações do Estado”. Fabrício Amaral acrescentou que a ideia é trabalhar uma vertente de regionalismo e vários pilares como empreendedorismo, qualificação, infraestrutura, promoção e posicionamento de mercado”.