Os melhores políticos de Goiás em 2016

postado em: Notícias | 0

Reportagem publicada pelo jornal Diário da Manhã — 17 de dezembro de 2016

Clube dos Repórteres Políticos escolhem Marconi melhor político do ano


WELLITON CARLOS DA SILVA

O Clube dos Repórteres Políticos de Goiás realizou eleição na última sexta-feira, 17, tendo em vista coletar dos jornalistas especializados os destaques de 2016. No pleito, o governador Marconi Perillo (PSDB) foi considerado o político do ano.

Na votação, em caráter itinerante e também fixa na Assembleia Legislativa, os comunicadores com tradição na cobertura política e jornalistas especializados escolheram ainda o senador Wilder Morais (PP) como o Congressista do Ano, José Vitti (deputado estadual do ano) e Cristina Lopes (vereadora do ano).

O Clube dos Repórteres Políticos tem como missão dar destaque aos gestores e legisladores que apresentaram desempenho satisfatório e acima da média, tendo em vista a atuação durante 2016.

José Vitti teve a eleição mais folgada na Assembleia: deputado será presidente do legislativo em 2017

No ano passado, o deputado estadual Hélio de Sousa (PSDB) foi eleito o político do ano. Em 2015, o congressista foi o senador Ronaldo Caiado (DEM). Anselmo Pereira, presidente da Câmara Municipal de Goiânia, recebeu a honraria dos vereadores.

A conquista do prêmio ocorre por meio da observação da atuação dos políticos sob a ótica do campo jornalístico. O clube não impõe regras de análise e de interpretação, mas os jornalistas políticos costumam observar principalmente as ações públicas relevantes, as articulações políticas, as propostas viáveis (obras significantes e projetos de lei que repercutem), a boa relação com a imprensa (se cordiais e se servem de fontes para as background informations) e o desempenho midiático.

O presidente do clube, João Nascimento, executou pessoalmente nas redações dos jornais a votação, garantindo a lisura das seleções dos profissionais da imprensa.

ELEITOS

A eleição do governador Marconi Perillo como político do ano era esperada, pois seu nome passou a figurar dentre os cotados para disputar a presidência da República em 2018. Junta-se a isso sua atuação para tentar estancar a crise em Goiás e superar as dificuldades de 2016.

Novato na lista dos melhores, o senador Wilder Morais não chega a ser surpresa diante do ano que termina. Cotado no site www.votenaweb.com.br/ranking como um dos seis melhores senadores do país, ele acabou conquistado o voto de confiança dos jornalistas goianos por atuações como inserção em projetos de lei importantes e projetos sociais, como o lançamento de livros para estudantes. Wilder é autor de inúmeros projetos prestes a serem convertidos em lei, com exposição na mídia nacional – caso o que institui possibilidades de doações diretas para universidades. O senador goiano foi o relator da primeira medida de impacto do governo de Temer, a Medida Provisória 727, que instituiu o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

Cristina Lopes (PSDB) revelou força eleitoral ao conseguir sua reeleição: ela entrou nos principais debates da Câmara Municipal de Goiânia

Não bastasse a atuação política, Wilder apimentou os bastidores políticos ao trazer até Goiânia o presidente Michel Temer, que participou de seu aniversário, gerando vários fatos e desdobramentos políticos no estado.

Já o deputado estadual José Vitti sai da liderança do governo na Assembleia para a presidência da casa. O parlamentar conseguiu ao longo de um ano conquistas políticas importantes ao articular a aprovação das normas de interesse do Governo de Goiás e ao se cacifar para comandar a Assembleia.

A vereadora Cristina Lopes (PSDB) revelou força eleitoral ao conseguir sua reeleição e ao entrar nos principais debates da Câmara Municipal de Goiânia. A parlamentar não era favorita diante de outros nomes da casa, como Elias Vaz (PSB), Djalma Araújo (REDE) ou mesmo Anselmo Araújo (PSDB), mas prevaleceu sua participação qualificada.

Votaram jornalistas de órgãos como “O Popular”, “Diário da Manhã”, “Opção”, “O Hoje”, Agência Brasil Central, dentre outros. No pleito, participaram 42 jornalistas (21 na urna fixa e 21 na itinerante).

A eleição do clube teve três votos em branco para deputado estadual, dois para congressista, um para vereador, sendo o mesmo resultado para “político do ano”. Registrou-se ainda um voto nulo para Político do Ano, um para congressista e um para vereador.

O clube realizará solenidade posteriormente para a entrega do prêmio, em data ainda a ser definida.

Os eleitos de 2016

POLÍTICO DO ANO

Marconi Perillo (PSDB) – 12 votos

Iris Rezende (PMDB) – 9 votos

Ronaldo Caiado (DEM) – 5 votos

Jorge Kajuru (PRP) – 2 votos

Gustavo Sebba (PSDB) – 1 voto

CONGRESSISTA DO ANO

Wilder Morais (PP) – 7 votos

Ronaldo Caiado (DEM) e Jovair Arantes (PTB) – 6 votos

Daniel Vilela (PMDB), Rubens Otoni (PT), Thiago Peixoto (PSD) – 3 votos

Lúcia Vânia (PSB)– 2 votos

Célio Silveira (PSDB) e Marcos Abrão (PPS) – 1 voto

MELHOR DEPUTADO ESTADUAL

José Vitti (PSDB) – 16 votos

Hélio de Souza (PSDB) – 7 votos

Francisco Jr (PSD) e Major Araújo (PRP) – 5 votos

Bruno Peixoto (PMDB) , Adriana Accorsi (PT), Gustavo Sebba (PSDB), Jean (PHS) , Luis César Bueno (PT) – 1 voto

MELHOR VEREADOR

Dra. Cristina Lopes (PSDB) – 10 votos

Elias Vaz (PSB) e Paulo Magalhães (PSD) – 6 votos

Anselmo Pereira (PSDB) – 5 votos

Zander (PEN) – 3

Djalma Araújo (REDE), Welington Peixoto (PMDB), Thiago Albernaz (PSDB), Jorge Kajuru (PRP) – 1 voto