WILDER
MORAIS

Engenheiro e
Empreendedor goiano

Mariana: senador vistoria barragem 

Notícia publicada pelo jornal Diário da Manhã — 19 de novembro de 2015

Wilder Morais defendeu apuração imediata da causa do acidente para evitar novos acidentes e também pediu mais recursos para vítimas

Mariana
Senadores Wilder Morais, Sergio Petecao e Zezé Perrella em conversa com representantes dos desabrigados

Helton Lenine

Presidente da Subcomissão Permanente de Acompanhamento do Setor Mineral – Subminera, o senador Wilder Morais (PP-GO) esteve na cidade mineira Mariana na terça e quarta-feira, 17 e 18,  em diligência à área atingida pelo desastre resultante do rompimento da barragem no distrito de Bento Rodrigues. Também estavam na diligência os senadores Sérgio Petecão (PSD-AC) e Zezé Perella (PDT-MG).

Devido às chuvas, os senadores tiveram de ir de carro do Aeroporto de Confins em Belo Horizonte até o local do acidente. Na cidade há um novo perigo rondando a cidade e que tem deixado as pessoas ainda mais aterrorizadas: que é a possibilidade de rompimento de outra barragem.  O que aumentará a tragédia, que até momento já deixou mais de 600 desabrigados, sete pessoas mortas e 12 desaparecidas, sem se falar nos danos ambientais provocados pelos 62 milhões de metros cúbicos de lama.

Na terça-feira, os senadores primeiramente se reuniram com o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, e com representantes de comissões escolhidas pelos desabrigados dos distritos afetados — Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo, Paracatu de Cima, Santa Rita e outros – e também com representantes da empresa Samarco, de propriedade da Vale e a anglo-australiana BHP. Na quarta-feira eles vistoriaram as áreas atingidas pelo desastre.

Wilder fez questão de ressaltar aos representantes dos desabrigados que os senadores da Subminera estavam ali para ouvir as suas reivindicações e buscar a viabilização delas junto aos órgãos públicos, mas principalmente junto à Samarco.  “A tragédia que constatamos aqui reforça a urgência na aprovação de novo código mineral, em que a fiscalização e a segurança sejam critérios essenciais para se evitar novas tragédias”. O senador também mencionou os danos ambientais, que vão levar décadas para serem sanados.

Na conversa que os senadores tiveram com o presidente da mineradora Samarco, Ricardo Vescovi, este disse que a empresa não tem medido esforços para atender os desabrigados. Ele alegou que a empresa não tinha conhecimento de possíveis falhas que indicassem o rompimento da barragem. Os senadores, no entanto, pediram justificativas técnicas da Samarco para serem apresentadas em audiência pública a ser realizada no Senado na próxima semana, da qual também participarão os representantes dos desabrigados.

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Share on email

Wilder Morais

Engenheiro e
Empreendedor goiano

WhatsApp

62 9 9981-2022

E-mail

contato@wildermorais.com.br