A biblioteca Virtual Bernardo Élis reúne os maiores acervos de livros de domínio público ou que tiveram os direitos de publicações cedidos por seus autores e representantes legais.

 

O repositório, que pretende ser um guia com atualizações constantes, traz uma lista com apontamentos paras as maiores instituições do mundo que visam a democratização gratuita e colaborativa da literatura. São mais de 5 milhões de livros para download ou leitura online, em 40 idiomas. Os acervos disponibilizados abrangem todos os gêneros literários: poesia, conto, crônica, ensaio, romance, além de livros técnicos, biográficos, científicos e acadêmicos.

 

Além de livros, o repositório engloba 40 milhões de itens históricos de 1600 universidades de todo o mundo, divididos entre imagens, pinturas, desenhos, mapas, fotos, livros, jornais, cartas, diários, vídeos e áudios.  Boa leitura.

 

Coleção Fernando Pessoa

O portal Domínio Público disponibiliza para download a poesia completa de Fernando Pessoa. Embora sem uma ordem cronológica adequada e com edições repetidas, o acervo contempla toda a obra conhecida do poeta português.

Coleção Educadores

O Ministério da Educação, em parceria com a Unesco e a Fundação Joaquim Nabuco, disponibiliza para download a Coleção Educadores, uma série com 62 livros sobre personalidades da educação. O critério de escolha foram suas contribuições para o avanço da educação.

Coleção Machado de Assis

Uma parceria entre o portal Domínio Público e a Universidade Federal de Santa Catarina, sistematizou, revisou e disponibilizou on-line a Coleção Digital Machado de Assis, reunindo a obra completa do autor, um do mais importantes da literatura brasileira.

Coleção Biblioteca do Senado

A Livraria Virtual do Senado disponibilizou para download gratuito centenas de livros, raros, esgotados ou de referência nas áreas de arquitetura, jornalismos, crítica literária, fotografia, história, direito, política, biografia e literatura.

Coleção SciELO livros acadêmicos

O projeto SciELO Livros disponibiliza aproximadamente 500 livros, científicos e técnicos, para download. O projeto visa à publicação on-line de coleções de livros de caráter científico, editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas.

 

Coleção Brasiliana

A Biblioteca Brasiliana, da USP, disponibiliza aproximadamente 1500 livros,  além de documentos históricos, manuscritos e imagens para download ou leitura on-line. A biblioteca reúne o acervo de dois dos maiores bibliófilos brasileiros: José Mindlin e sua esposa Guita.

Banco Internacional de Objetos Educacionais

O Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do projeto Banco Internacional de Objetos Educacionais, disponibiliza para download gratuito 120 histórias infantis em áudio.

 

Coleção Aplauso

A Coleção Aplauso, projeto da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, disponibiliza 260 livros sobre a vida e a obra de grandes nomes da cultura brasileira para download ou leitura on-line. Os livros podem ser baixados ou lidos no próprio site.

Biblioteca pessoal Fernando Pessoa

Aproximadamente 1200 livros da biblioteca particular de Fernando Pessoa, além de cartas e manuscritos, estão disponíveis na internet para consulta on-line. A digitalização do acervo foi feita pelo Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.

Biblioteca Digital Camões

A Biblioteca Digital Camões disponibiliza obras integrais de autores portugueses para download gratuito nas áreas de literatura, arquitetura, linguística, geografia, história, educação, arte e cinema. O acervo da biblioteca é composto por mais de 3 mil títulos.

 

Biblioteca Digital Luso-Brasileira

A Biblioteca Digital Luso-Brasileira reúne preciosidades históricas de Brasil e Portugal. O acervo possui mais de 2 milhões de documentos, sob domínio público, de várias épocas e gêneros. Entre eles, a primeira edição de “Os Lusíadas”, de Luís de Camões, de 1572.

Biblioteca Digital Mundial

A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na internet, em formato multilíngue e gratuito, tesouros culturais de todo o mundo em um único lugar. O projeto, que tem o apoio da ONU, engloba universidades e bibliotecas de 193 países.

Biblioteca Europeana

A Europeana reúne o maior acervo cultural e científico on-line do mundo. São 30 milhões de itens, entre imagens, pinturas, desenhos, mapas, fotos, livros, jornais, cartas, diários, vídeos e áudios. O projeto, que envolve 1600 instituições, está disponível em 30 línguas.

Portal Domínio Público

O Portal Domínio Público é a maior biblioteca virtual brasileira. O projeto reúne obras literárias, artísticas e científicas que estão em domínio publico ou autorizadas. O acervo é composto por mais de 200 mil itens divididos entre textos, sons, imagens e vídeos.

Coleção Open Library

Open Library, desenvolvido pelo Internet Archive e pela Fundação Austin, disponibiliza para download legal ou leitura on-line, mais de 3 milhões de livros. Embora a língua predominante seja a inglesa, podem ser encontrados títulos em cerca de 60 idiomas.

Projeto Gutenberg

Criada em 1971, é a mais antiga biblioteca digital do mundo. O projeto funciona de forma colaborativa reunindo voluntários de 150 países. O acervo, que tem aproximadamente 40 mil títulos, é composto, sobretudo,  por livros literários em 30 línguas.