WILDER
MORAIS

Engenheiro e
Empreendedor goiano

Artigo de Wilder em O Popular: “Tolerância criminosa”

 

O jornal “O Popular” desde domingo, 18, abriu sua página de opinião com artigo do senador Wilder Morais. Nele, o congressista trata do combate ao crime em Goias e no Brasil e defende menor tolerância contra o crime. Para o senador goiano, tratar exclusivamente o policial como opressor e agente principal da violência é inverter os papeis na problemática. Leia:

Tolerância criminosa 

Wilder Morais

A endemia do crime no Brasil não pode ser tratada apenas como conduta desviante. Hoje o crime é uma cultura. Criminosos mobilizados pelas facções são capazes de dominar territórios apenas porque controlam corações e mentes. Corações de jovens sem respeito à autoridade. E mentes de políticos, juristas e especialistas que invertem valores e protegem bandidos.

Rui Barbosa já dizia que de tanto ver crescer as impunidades, o homem chega a ter vergonha de ser honesto e o crime se espalha. A constatação do jurista foi provada por cientistas americanos.

A teoria das janelas quebradas comprova que a tolerância com “pequenos” delitos mina a autoridade da lei. Aos poucos, as comunidades deixam de cuidar de si mesmas, policiais passam a ser vistos como inimigos. Pessoas se trancam em casa e as ruas são ocupadas por criminosos.

Por sua vez, o crime é glamourizado como aventura; o policial é apenas um opressor. E os jovens se deixam levar por estes valores.

Este quadro retrata o Brasil e Goiás de hoje. Mas também trata dos Estados Unidos, em especial da Nova Iorque dos anos 80. A diferença é que os americanos têm reduzido sua criminalidade.

Primeiro, ocorreu uma aliança entre universidades e polícias. Os estudos foram baseados em análise de dados. A política criminal passou a ser inspirada em resultados técnicos, sem politicagem.

Em seguida, penas foram endurecidas e as polícias fortalecidas em um tripé: policiamento de proximidade, tropas de elite e foco em investigação/inteligência.

Com isto, o policial tinha mais respeito da comunidade que lhe passava informações, tinha força para atuar e inteligência para prender, com taxas de elucidação de crimes acima dos 80%.

Ao mesmo tempo, o Judiciário se tornou mais veloz, apresentando o criminoso ao juiz no mesmo dia da prisão. Polícia forte, preparada e respeitada. Esta é a fórmula: não precisamos inventar a roda.

Ainda assim, o Brasil caminha no sentido contrário. Baixa resolução de crimes, processos que duram décadas, polícia sem pessoal. E qual nossa inovação? A audiência de custódia, na qual presos são apresentados ao juiz para que seja avaliada, isto sim, a conduta do policial. É o respeito aos direitos do bandido!

É tempo de enfrentarmos a realidade e sermos firmes. Vamos retomar as ruas para o cidadão de bem.

Wilder Morais é senador, engenheiro civil e relator da Política Nacional de Segurança Pública

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Share on email

Wilder Morais

Engenheiro e
Empreendedor goiano

WhatsApp

62 9 9981-2022

E-mail

contato@wildermorais.com.br