WILDER
MORAIS

Engenheiro e
Empreendedor goiano

Wilder relata no plenário: Goiás terá duas novas federais

 

 

 

 

Reportagem do Diário da Manhã, edição desta quinta-feira, 22, trata da atuação do senador Wilder Morais para garantir a criação das universidades federais de Catalão e Jataí.

 

SÓ FALTA SANÇÃO

Aprovado em definitivo duas universidades federais para Goiás

Senado aprova em definitivo no começo da noite de quarta-feira a criação da Universidade Federal Jataí (UFJ) e Universidade Federal de Catalão (UFCat)

Welliton Carlos

A proposta de criação de duas novas universidades em Goiás (Catalão e Jataí) foi aprovada em definitivo ontem, 22, no começo da noite pelo plenário do Senado Federal. Relator da proposta em plenário, o senador Wilder Morais (Progressistas-GO) disse que o compromisso agora é com a criação das universidades federais do Entorno do Distrito Federal e do Norte Goiano – já inclusas no Plano Plurianual com orçamento de R$ 150 milhões.
Após a aprovação de ontem, o projeto das novas federais segue para sanção presidencial.
A surpresa da votação um dia após a aprovação do projeto na Comissão de Educação se deve principalmente pela articulação em plenário para que a matéria não ficasse esquecida no parlamento.

Na terça-feira, Lúcia Vânia (PSB-GO) e Ronaldo Caiado (DEM-GO) relataram a proposta na comissão temática. Antes, em dezembro do ano passado, o projeto de lei de criação das universidades foi aprovado na Câmara dos Deputados.

A Universidade Federal de Catalão (UFCat) e a Universidade Federal Jataí (UFJ) terão autonomia financeira e mais vagas destinadas aos cursos de ponta com sua separação da UFG.

 

PODER EXECUTIVO

A proposta que cria as universidades partiu do Poder Executivo, através do Projeto de Lei (PL) 5275/16. É uma tendência cada vez maior de regionalização do conhecimento científico, tendo em vista o desenvolvimento uniforme dos Estados.

A proposta da criação das universidades do Entorno do Distrito Federal e Norte goiano seguem em tramitação no Senado e a expectativa é de que sejam votadas ainda neste ano, tendo início das obras para suas instalações no final de 2019.

Compartilhe esta notícia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Share on email

Wilder Morais

Engenheiro e
Empreendedor goiano

WhatsApp

62 9 9981-2022

E-mail

contato@wildermorais.com.br