Wilder relata no plenário: Goiás terá duas novas federais

postado em: Notícias | 0

 

 

 

 

Reportagem do Diário da Manhã, edição desta quinta-feira, 22, trata da atuação do senador Wilder Morais para garantir a criação das universidades federais de Catalão e Jataí.

 

SÓ FALTA SANÇÃO

Aprovado em definitivo duas universidades federais para Goiás

Senado aprova em definitivo no começo da noite de quarta-feira a criação da Universidade Federal Jataí (UFJ) e Universidade Federal de Catalão (UFCat)

Welliton Carlos

A proposta de criação de duas novas universidades em Goiás (Catalão e Jataí) foi aprovada em definitivo ontem, 22, no começo da noite pelo plenário do Senado Federal. Relator da proposta em plenário, o senador Wilder Morais (Progressistas-GO) disse que o compromisso agora é com a criação das universidades federais do Entorno do Distrito Federal e do Norte Goiano – já inclusas no Plano Plurianual com orçamento de R$ 150 milhões.
Após a aprovação de ontem, o projeto das novas federais segue para sanção presidencial.
A surpresa da votação um dia após a aprovação do projeto na Comissão de Educação se deve principalmente pela articulação em plenário para que a matéria não ficasse esquecida no parlamento.

Na terça-feira, Lúcia Vânia (PSB-GO) e Ronaldo Caiado (DEM-GO) relataram a proposta na comissão temática. Antes, em dezembro do ano passado, o projeto de lei de criação das universidades foi aprovado na Câmara dos Deputados.

A Universidade Federal de Catalão (UFCat) e a Universidade Federal Jataí (UFJ) terão autonomia financeira e mais vagas destinadas aos cursos de ponta com sua separação da UFG.

 

PODER EXECUTIVO

A proposta que cria as universidades partiu do Poder Executivo, através do Projeto de Lei (PL) 5275/16. É uma tendência cada vez maior de regionalização do conhecimento científico, tendo em vista o desenvolvimento uniforme dos Estados.

A proposta da criação das universidades do Entorno do Distrito Federal e Norte goiano seguem em tramitação no Senado e a expectativa é de que sejam votadas ainda neste ano, tendo início das obras para suas instalações no final de 2019.